O Halloween nos Estados Unidos

Antes de vim para os Estados Unidos eu já sabia que o Halloween era uma data importante e super comemorada pelos americanos, só não sabia que era tanto. No final de setembro as lojas já começam a vender artigos de decoração, fantasias, abóboras e doces. Também começa a acontecer festas temáticas e as pessoas ficam loucas atrás de todas essas coisas. A data é tão séria que posso comparar com o natal ou com a páscoa no Brasil (comercialmente falando).

De verdade, tudo isso é muito legal, diferente e entendo que é um evento cultural, tradicional e que cada ano que passa ganha mais força, inclusive no Brasil. Mas não pude deixar de me perguntar o por quê de tudo isso.
Afinal, o que é o Halloween?

Para resumir tudo,  o Halloween é uma celebração aos mortos tanto na origem católica quanto na origem dos celtas da Irlanda e ambos eventos começavam a acontecer nessa data, de 30 de outubro a 2 de novembro.

A origem do nome pode ter surgido porque entre o pôr do sol do dia 31 de outubro e o dia 1 de novembro ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês): Hallow Evening | Hallowe’en | Halloween ou porque no dia 31 de outubro acontecia uma vigília de preparação para o Dia de Todos os Santos denominada All Hallow’s Eve (vigília de todos os santos) que gerou o nome Halloween.

Tem muito mais histórias por aí e a maioria delas relacionadas aos mortos. Mas com o passar do tempo muita gente passou a associar a bruxas, inclusive como é chamada a data no Brasil.

E essa história de abóboras?

Tudo começou com a lenda do Jack-o’-lantern, que se tornou uma alma penada, pois não podia entrar no céu e nem no inferno. Ele então colocou um pedaço de carvão dentro de um nabo para iluminar seu caminho durante a noite. A partir dessa lenda, os irlandeses passaram a acender uma vela dentro de um nabo e deixar na porta das casas para afastar os maus espíritos. Quando os irlandeses chegaram à America, perceberam que a abóbora era mais abundante do que o nabo e passaram a utilizá-las com o mesmo objetivo.

Pumpkin_FarmE bota abundância nisso. Tem abóbora para vender em todos os lugares e também tem essas feiras onde as pessoas realmente vão para comprar abóbora, cortar com aquelas carinhas, colocar uma vela dentro e deixar na porta das casas. Essas feiras também servem como ponto turístico para pessoas como eu haha.

Trick or Treat (Gostosuras ou travessuras)

Supõe-se que essa brincadeira infantil surgiu de uma outra lenda irlandesa de que um homem conduzia uma procissão para arrecadar alimento dos agricultores, em troca de suas colheitas não serem amaldiçoadas por demônios. Outra crença celta é que para apaziguar espíritos ruins é preciso deixar comida para eles.

DSC_0392Não consegui tirar foto da gente pedindo doces porque já estava muito escuro. Mas aqui estamos nós um tempo antes.

A decoração da casa

A parte de dentro:

A parte de fora:

Minha host family é muito criativa e ama o Halloween. Mas eles foram colocando essas coisas aos poucos e sempre quando eu não estava em casa. Além de tudo eles falam e se mexem, então imagina os sustos que eu tomava a noite quando chegava.

As nossas fantasias

custom custom2A noite fizemos um esquenta na casa de uns americanos e depois fomos para um pub.

O que fazer nos Estados Unidos para mergulhar na cultura do Halloween

Casas Mal Assombradas – São casas montadas para receber e assustar os visitantes, assim como tinha nas noites de terror do Playcenter. A Laurel’s house of horror é uma das várias que tem pelos Estados Unidos. (25 USD)
Six Flags: Parque de diversões com noites de festa de Halloween. (69,90 USD)
Trick or Treat com as crianças – Ainda mais se você nunca participou de um Halloween antes, assim como eu, é legal ir pedir doces com as crianças para saber como é.
Balada, bares ou festas de Halloween – Para qualquer lugar que você vá na noite de Halloween as pessoas estarão fantasiadas. Nesse dia, você só entra nos bares, baladas e festas se estiver a caráter. Então dá pra aproveitar de várias formas.
• Visitar as feiras de abóboras – Vale também comprar abóboras e cortar para fazer parte da decoração da casa, se não estiver só a passeio.

Passar o Halloween nos Estados Unidos foi uma das experiências mais incríveis que tive até agora.

Anúncios

2 comentários sobre “O Halloween nos Estados Unidos

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s